sábado, 19 de julho de 2014


Tanque do Piauí: perímetro urbano


O perímetro urbano de Tanque do Piauí compreende o território que inicia próximo ao Tanque de Cima, que é um pequeno aglomerado de residências localizadas na direção leste, e vai até próximo da localidade Coité na direção oeste, além de limitar com os talhados e costaneiras nas direções sul e norte da cidade.


Por está localizada sobre uma parte estreita da Chapada Grande, a cidade possui uma área bastante limitada nas suas direções norte e sul. A Avenida Dom Edilberto divide a cidade em duas partes praticamente iguais: uma mais para o sul e outra para o norte. A avenida está projetada na direção leste-oeste, e faz parte do trecho urbano da PI 236, que liga Regeneração à Oeiras. O Sol nasce e se põe seguindo a linha da avenida dependendo da época do ano. No inverno piauiense (dezembro a abril) o Sol nasce como se surgisse da avenida vindo da cidade de Oeiras, e no verão (junho a setembro) o Sol se põe do outro lado da avenida em direção à Regeneração.


Se dividíssemos a cidade em duas partes teríamos o sul – da Avenida Dom Edilberto ao talhado da Avenida Belo Horizonte, e o norte – da avenida Dom Edilberto ao talhado da “pedra rachada” no outro extremo.



No lado norte está a origem da cidade. É nessa parte da cidade que se encontra o tanque que deu origem ao nome do município, o “tanque velho”, que era um tanque construído por João Marinho para acumular água e usá-la nos afazeres domésticos. Também foi nesta parte que se estabeleceu o primeiro morador, o senhor Né Filisminda, e a partir daí iniciou-se o povoamento da cidade.

Atualmente é nesta área que estão órgãos e entidades importantes como a Prefeitura Municipal, a Igreja Católica, escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, sindicato rural, além de um ponto turístico muito interessante que é a “pedra rachada”.

Já no lado sul está a maior parte das moradias mais antigas; o Mercado Público Municipal; a única praça da cidade; o primeiro templo de uma igreja evangélica, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus; a primeira escola do município, uma escola estadual construída através do projeto Pólo Nordeste nos anos 70, a Unidade Escolar São Sebastião que hoje oferta o Ensino Médio; a Câmara Municipal de Vereadores; uma escola de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, e o ponto turístico mais atrativo da cidade, o talhado da Avenida Belo Horizonte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário